sábado, 19 outubro 2019
Início / Arquitetura e Interiores / Um novo olhar para a arquitetura condominial

Um novo olhar para a arquitetura condominial

Mais unidos do que nunca! Assim tenho visto os profissionais da área de arquitetura, engenharia e sindicância. E não é por menos, além de estarem seguindo normas, com projetos e documentos em dia, o que resulta em segurança, o desafio atual é acompanhar o universo da Tecnologia e Sustentabilidade.

Em 2002 fiz a minha primeira Reforma de Hall de Entrada na rua 1501 em Balneário Camboriú. Os gessos eram curvos, os tijolinhos de vidro e os mosaicos estavam em alta. Os materiais eram lançados praticamente de década em década e, hoje, as fábricas modernizaram-se tanto que os materiais estão mais bonitos e resistentes, sem contar a infinidade de opções lançadas diariamente. A melhor parte é que esses materiais podem ser aplicados e visualizados em imagens 3D, muito próximas da realidade, antes mesmo da execução. O que ajuda muito o síndico e o Conselho a
aprovar estes em assembleia.

Além de estudar as Normas Técnicas e conhecer bons e belos produtos, os síndicos, arquitetos e construtores precisam estar antenados na infinidade de soluções tecnológicas que estão surgindo no mercado, porém sem esquecer da sustentabilidade, como por exemplo o aplicativo que abre o portão da garagem, o radar via satélite para condomínios horizontais, a nano tecnologia para tratamento térmico e acústico, o papel de parede líquido que pode ser usado diversas vezes, etc.

O que motiva? Muitas dessas tecnologias além de trazerem mais segurança estão se tornando mais acessíveis financeiramente valendo a pena o investimento que se paga rapidamente. As decisões na escolha de produtos e serviços, devem preferencialmente ser embasadas com relação a eficiência energética. Elementos arquitetônicos, como exemplo Jardim Vertical Natural e Brises Soleil trazem além de benefícios estéticos, conforto térmico e economia no uso de ar-condicionado.

Pensando em promover a transformação do setor da construção, a Certificadora Internacional GBC – Green Building Council Brasil, desenvolveu a Certificação GBC Brasil Condomínio® com objetivos, como:

  • Redução de resíduos enviados para aterros sanitários
  • Conservação de energia e água
  • Redução de emissões de gases, entre outros.
  • Vale a pena uma visita no site da www.gbcbrasil.org.br

Conte com a nossa equipe para lhe auxiliar nessa missão!

 

Mirian Rodrigues

Arquiteta da MaisQ Projeto. Cau- A46037-0

Verifique isso

Alteração de fachada do ponto de vista arquitetônico

Na arquitetura, o termo fachada corresponde a cada uma das faces, seja ela interna ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.