sexta-feira, 16 agosto 2019
Início / Evento / Síndicos participam de Workshop “Condomínio Consciente” sobre a separação dos resíduos nos condomínios

Síndicos participam de Workshop “Condomínio Consciente” sobre a separação dos resíduos nos condomínios

Condomínio Consciente

Com o objetivo de melhorar a gestão dos resíduos e a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário, síndicos, zeladores e administradores de condomínios, compareceram ao Workshop “Condomínio Consciente –Separação dos Resíduos”, realizado na última quinta-feira (11), na CDL de Balneário Camboriú. O Evento foi promovido pela Revista Só Aqui Condomínios em parceria com o Instituto Green, com o apoio da Coopermar – Cooperativa de Materiais Recicláveis de Balneário Camboriú, da Síndica Jane Cremasco que já está implantando no Condomínio Império Real, medidas para tornar-se o primeiro Condomínio Consciente da cidade.

O Workshop teve o patrocínio das empresas: Duplique Garantidora de Receitas para Condomínios; Vicell Produtos de Limpeza, Higiene e Conservação; Pormade Portas; Altipisos Pisos para Garagens e Quadras Poliesportivas e Fênix Administradora de Condomínios

Como estão as lixeiras nos nosso condomínios?

Segundo Jane Cremasco, “nos condomínios existe uma série de problemas relacionados à má gestão de resíduos sólidos, como por exemplo, a falta de separação de recicláveis e orgânicos e consequentemente sua incorreta destinação. Geralmente, os condomínios apresentam um local pequeno para o armazenamento do lixo e somente uma pessoa encarregada pela limpeza. É preciso que haja o engajamento dos condôminos para que o responsável não fique sobrecarregado”.

Na primeira fase do projeto no condomínio Império Real foi realizado um diagnóstico para entender as necessidades do condomínio e para identificar, por exemplo, os tipos de resíduos que são mais gerados. Após o diagnóstico, o próximo passo é criar um plano de ação para implantar o correto gerenciamento dos resíduos. A meta é que o condomínio consiga reduzir pelo menos 90% do encaminhamento de resíduos sólidos para aterros.

Cooperativa de Materiais Recicláveis de Balneário Camboriú

O Presidente da Copermar Cleber Maciel falou da importância da parceria entre os agentes ambientais e os síndicos, visto que os zeladores, faxineiras e condôminos muitas vezes não sabem como fazer de maneira correta a separação dos resíduos mesmo dentro das suas casas. A ideia é aproximar a Cooperativa dos condomínios, através do Instituto Green com o projeto “Condomínio Consciente”, que terá o respaldo tanto nas leis como de uma assessoria técnica ambiental, jurídica e de segurança.

Os agentes ambientais que fazem parte do projeto são cadastrados e de responsabilidade da Cooperativa. Trabalham uniformizados, com identificação, e as visitas nos condomínios serão pré-programadas. Atualmente mais de 400 famílias dependem da Coopermar. “Somos um exército de reciclagem com conhecimento sobre a correta separação dos resíduos, que vai tornar o condomínio mais sustentável. E também esta será uma ação não só dos agentes, mas de toda a comunidade condominial que aprenderá a separar os resíduos”.

Instituto Green

Contextualizando todas as palestras o Presidente do Instituto Green, Rodrigo Cazarini, que também é certificador leed, comentou que o projeto “Condomínio Consciente” visa reduzir, reutilizar e reciclar, pois nem todo lixo é lixo. A Coopergreen tem como objetivo a inclusão social dos agentes ambientais e seus familiares em projetos sociais com crianças, jovens e adultos que já fazem parte da Coopermar. E em contrapartida os condomínios inseridos no projeto sócio ambiental solucionarão os problemas das lixeiras, contribuindo com o meio ambiente.

Segundo a Síndica do Esquina Di Roma, Leia Sales, “ o workshop sobre reciclagem foi muito válido porque todos nós síndicos precisamos nos comprometer e fazer valer. Facilitar o trabalho de reciclagem e seleção para dar o destino adequado. Já a proprietária da Condominium Administradora de Condomínios, Adriana Cestari destacou a importância do evento “para conhecermos esse projeto tão valioso em prol da sociedade e do meio ambiente. Esperamos que não pare por aqui e que a ideia seja bem estudada e amadurecida, para que de fato, possa ser implantada nos nossos condomínios. Acredito no projeto e de que juntos, podemos alcançar grandes resultados”. Para o Síndico Euclides Colombo do Condomínio Matrix no centro de Balneário, Euclides Colombo, que elogiou a iniciativa do Workshop, “no meu condomínio a mudança em relação a reciclagem do lixo começou pelas ações dos próprios moradores, que se conscientizaram e seguiram os passos para a reciclagem adequada do lixo”.

 

Algumas imagens do evento:

O Workshop Condomínio Consciente contou com um bom público.

 

Abertura do evento realizada pela Arquiteta Mirian, que faz parte da Revista Só Aqui Condomínios e do Instituto Green.

 

Jane Cremasco é síndica profissional e idealizadora do workshop.

 

Cleber é Presidente da Coopermar, Cooperativa de Materiais Recicláveis de Balneário Camboriú e detém um conhecimento enorme sobre resíduos sólidos.

 

Eliane também faz parte da Coopermar, que é formada principalmente por mulheres e que conta com o Exército da Reciclagem.

 

Rodrigo é Presidente do Instituto Green, que desenvolve projetos e ações socioambientais.

 

Marcia, da Revista Só Aqui Condomínios, apresentou aos síndicos e administradoras, uma nova ferramenta de trabalho, a plataforma digital RedeSíndicosSC.

 

Agradecemos a todos os presentes pelo interesse e participação nesse debate tão importante.

 

Ao final das apresentações, muitos aproveitaram para tirar dúvidas e fazer colocações sobre o tema.

 

Confraternização antes e após o evento.

 

Agradecemos a todos os patrocinadores, que foram fundamentais para a concretização do evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Verifique isso

Síndicos de Curitiba participam de Evento de Direito e Segurança Condominial

Cerca de 150 síndicos, gestores, representantes de administradoras de condomínios, engenheiros e advogados prestigiaram no …

Um comentário

  1. Volnei Farias Medeiros

    Que legal! Parabéns! Sucesso sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.