sexta-feira, 19 outubro 2018
Início / Geral / Sérgio Luiz dos Santos – Presidente do SECOVI – SC ENTREVISTA

Sérgio Luiz dos Santos – Presidente do SECOVI – SC ENTREVISTA

Como presidente do Secovi/SC pela gestão 2014/2018, como o senhor avalia a explosão condominial vertical das cidades do vale do Itajaí?

O Secovi/SC mantém um levantamento da verticalização por cidades do qual fazem parte da nossa representação, sendo nossos afiliados ou não, por este cadastro acompanhamos e mantemos um panorama do que está acontecendo no mercado.

O que se nota é que em função da falta de infraestrutura das cidades, hoje por falta de planejamento, obviamente que as pessoas procuram estar mais perto dos lugares que oferecem mais serviços e isto gera uma certa preocupação, porque assim existe o aumento da verticalização em função desta situação. Evidentemente, que todos querem morar primeiro pela questão da segurança em lugar mais tranquilo e mais vigiado, segundo porque estar mais próximo do seu local de trabalho, das escolas, da educação, dos hospitais da infraestrutura da cidade, pois as cidades cresceram e esqueceram de dar condições de expansão para outros lugares e isto faz com que a verticalização seja uma fonte real da situação hoje do mercado.

Mas não deixa também de ser novidade, por que as famílias também tem diminuído a sua quantidade de pessoas, antes você vivia em uma casa com 6 ou 7 pessoas, hoje você vive em um apartamento com 2 ou 3 pessoas e isto obviamente que também é uma razão da verticalização. A diluição da  quantidade de pessoas em uma família que preferem morar hoje, até mesmo pelo custo em um apartamento que acaba diminuindo a sua manutenção e conservação, referência também para aqueles que gostam da área de lazer, que gostam mais da área aberta dos condomínios fechados,  dos Home Clube e tudo aquilo que possa dar uma qualidade de vida um pouco melhor, claro que varia de caso a caso, mas uma das primordiais situações, não vou dizer que seria o litoral em relação a praia, obviamente que todo mundo quer ficar mais perto da praia, mas cidades como Itajaí, Brusque, Rio do Sul, como outras cidades que tenham um centro, como a própria cidade de Camboriu eles querem estar mais próximo do centro, porque não tem infraestrutura aos arredores.

 

Na sua gestão quais foram as principais conquistas no setor de condomínios?

Somando até o momento oito anos à frente do Secovi/SC, penso que as conquistas devem ser constantes, por que é constante também a evolução e a instabilidade do mercado. Nossa preocupação sempre foi de direcionar e manter o sindicato atuando com forte representatividade, e é isso que nós buscamos nos últimos oito anos, representar o mercado imobiliário e o mercado condominial, e também as demais entidades que fazem parte do grupo econômico representado pelo sindicato.

E para que o Secovi/SC pudesse ter uma representação eficaz tanto na questão legislativa como na questão representativa, nós buscamos dar uma atenção especial a todos àqueles representados indistintamente, buscando a atuação também nas cidades do interior, e por que não dizer indo até cada filiado, buscando ideias e soluções, visitando cada município dos 135 do qual nós representamos. Estamos construindo uma nova história e uma nova forma de representação sindical, com isso penso que deixaremos um importante legado, como também estamos fazendo parte de um importante momento de representatividade do mercado imobiliário e condominial.

 

E quais as novidades do Secovi para 2018?

  O Secovi/SC visa proporcionar a sua cadeia produtiva constante atualização e representatividade, com este intuito iniciamos 2018 com o Encontro com Administradoras de Condomínios, no qual terão muito desafios este ano devido as diversas mudanças na legislação, na sequência teremos o Encontro com Síndicos Secovi/SC, que trará como principal tema a segurança pública. O Secovi/SC pensando sempre em colaborar com o setor oferece a seus representados, assessoria jurídica para orientação e ajuizamento de ações coletivas em defesa dos direitos e interesses da categoria, negociação coletiva, realização de cursos e eventos para aprimoramento profissional, pesquisa do mercado imobiliário, portal on-line imobiliário, convênios que oferecem facilidades para seus representados como certificação digital, seguros de vida, imobiliário e edificação, assessoria técnica condominial e agregamos este ano a câmara de contratos e o plano de saúde da agemed, entre outros, além do constante monitoramento junto aos poderes legislativo, onde defende as propostas de leis que visam beneficiar sua cadeia de representados.

 

Como os síndicos podem se preparar para participar da Campanha: Condomínio Destaque por Excelência 2018?

A campanha Condomínio Destaque por Excelência é uma ação realizada anualmente, e este ano as inscrições iniciam em junho e encerram em setembro. A campanha tem o objetivo de certificar e valorizar os condomínios que prezam pela excelência em suas ações, buscando melhorias em prol do bem estar da comunidade condominial. Os Síndicos e Gestores dos condomínios devem desenvolver suas atividades de forma responsável e eficiente, de modo que contribuam para elevação da qualidade dos condomínios, priorizando a manutenção e suas instalações, atribuir status de excelência aos condomínios, ou seja, adotar práticas que favoreçam o bem estar dos condôminos. Esta recomendações são de suma importância para a campanha que avalia a acessibilidade e mobilidade, segurança, conservação, manutenção, responsabilidade ambiental, organização e harmonia e claro o comprometimento do síndico.

 

Poderia citar algum condomínio ou síndico que tem feito a diferença em nossa região?

Destaque para os condomínios que ganharam a campanha nos últimos anos, pois estão em constante melhorias e práticas condominiais que melhoram a qualidade de vida do seus condôminos. Não poderia deixar de citar o Condomínio Edifício Belle Vie, de Itapema, no qual a cada ano apresenta melhorias significativas em seu condomínio, sempre se atentou ao regulamento e sugestões realizadas pelo corpo técnico da campanha e colocou tudo em prática. Hoje o condomínio possui um sistema de reciclagem exemplar, como coleta de óleos, pilhas, equipamentos eletrônicos, lâmpadas e medicamentos, melhorou a acessibilidade – incluiu um banheiro de cadeirantes na área de lazer, ampliou o sistema de segurança e promove integração dos condôminos mensalmente, além de ter uma diretoria condominial que também prezam pelo bem estar dos condomínios. Visto isto, penso que se todo o síndico, gestor e claro os condôminos pensarem em melhorias e estarem dispostos a integração, pensando sempre na coletividade todo condomínio estará em constante aprimoramento.

 

E como os associados podem participar mais do Sindicato?

A intenção é que no ano de 2018 possamos diminuir as distâncias, pois ainda existentes entre a entidade e seus representados e fortalecer ainda mais o setor habitacional de Santa Catarina. Para isso contamos também com a participação de nossa cadeia de representados, que podem participar das ações sindicais, cobrar diferentes posturas, sugerir novas práticas e contribuir para o desenvolvimento do setor. A participação associativa de todos os representados é muito importante, sindicato não é de ninguém é da sociedade representada, então convoco e conclamo a todos aqueles que fazem parte do quadro representativo, do ramo do mercado imobiliário, do shopping Center, dos condomínios, das imobiliárias, das loteadoras, das incorporadoras, que se associem ao Secovi/SC e busquem ali informações mais detalhadas para poder sempre melhorar o seu setor, assim como aprimorar a sua atividade individual como empresário.

Só aqui condominios 3x4

Sérgio Luiz dos Santos

Presidente do SECOVI-SC

Verifique isso

Coberturas de Responsabilidade Civil na Apólice de Seguro do Condomínio

Quando se trata de pessoas envolvidas, o seguro condominial com as apólices mais completas podem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.