sábado, 25 maio 2019
Início / Sustentabilidade / Quatro maneiras de tornar seu condomínio “Eco-friendly”
O Edifício Vitra, em São Paulo, possui diversas características sustentáveis.

Quatro maneiras de tornar seu condomínio “Eco-friendly”

Atualmente vivemos tempos de grande repercussão de notícias do meio ambiente. A maioria destas envolvem questões globais, como o aquecimento global e a poluição dos mares. A divulgação destes temas de importância global pode nos levar a pensar que nós, como indivíduos, não podemos fazer mais nada para ajudar o nosso planeta, mas existem questões muito simples que podem nos levar a um meio ambiente mais preservado e uma melhor qualidade de vida.

Assim, nesta matéria elencamos algumas maneiras de tornar o seu condomínio mais “Eco-Friedly”.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS):

Um PGRS engloba um conjunto de atividades para gerenciar corretamente os resíduos para a reciclagem. Mas não é só da separação dos resíduos que estamos falando. O PGRS também deve englobar outras atividades, como a compostagem dos resíduos orgânicos (restos de comidas, cascas de frutas, entre outros) e a destinação correta dos resíduos.

Reutilização da Água da Chuva:

Em condomínios, a água da chuva pode ser utilizada para fins não potáveis, como: irrigação de jardins, lavagem de pátios, garagens, entre outros. Existem diversos sistemas que realizam a coleta da água, até mesmo modelos que podem ser instalados em condomínios já habitados. Essa ação também tem impacto positivo na sua conta d’água todo mês, e no verão ainda previne a falta de água no condomínio.

Economia de Energia Elétrica:

Sempre que possível deve se adotar os sensores para as luzes do condomínio, evitando o desperdício. Outra ideia são os sistemas fotovoltaicos, para aquecimento de água ou geração de energia elétrica, estes produtos vêm se tornando uma opção mais barata com o passar dos anos e possuem um bom retorno financeiro a longo prazo.

Bicicletários:

Desperta a consciência nos condôminos de que existem outros meios de transportes e contribui para o meio ambiente e para a saúde. Os condomínios que não possuem espaço para a instalação dos bicicletários horizontais, podem optar por modelos verticais, que reduzem a área a ser utilizada.

Todas essas medidas podem fazer parte
da Gestão Ambiental do seu condomínio e um bom profissional lhe indicará as melhores opções para a sua necessidade.

 

 

 

Nicolas Agustin de la Peña
Engenheiro Ambiental na empresa Costa Esmeralda Ambiental
(47) 99666-5616

Verifique isso

Certificação Leed

A Sustentabilidade entrou com força total em todos os aspectos que envolvem nosso dia a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.