sexta-feira, 15 dezembro 2017
Início / Vida em Condomínio / Profissionalização dos Síndicos, Exigência do mercado e dos novos empreendimentos.

Profissionalização dos Síndicos, Exigência do mercado e dos novos empreendimentos.

Para exercer a função mais importante do condomínio é preciso capacidade de gestão e jogo de cintura. As tarefas a serem cumpridas aumentaram, já que as áreas internas dos condomínios estão cada vez mais complexas, com academia, piscina aquecida, espaço gourmet, entre outras conveniências, existentes nos novos empreendimentos, os chamados Condomínios Clubes.

Administrar tudo isso de forma que agrade aos moradores não é nada fácil. Por isso está cada vez mais difícil encontrar condôminos dispostos a assumir essa responsabilidade, e a alternativa mais indicada passa a ser a terceirização do serviço.

Diante deste cenário, surge a figura do Sindico Gestor Profissional, embora sua atividade até então não é regulamentada por lei, este profissional atua de forma empreendedora nos condomínios como prestador de serviços .

A base legal para o exercício das funções do Sindico Gestor Profissional é a mesma para o sindico morador: o Código Civil de 2002, Artigo 1.347 diz. “A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se. Suas atribuições descritas no artigo 1.348; validos tanto para o sindico morador como para o sindico gestor profissional.

Individualmente, os condomínios pagam entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, dependendo do tamanho do empreendimento a ser gerenciado, sendo que o mesmo profissional pode trabalhar para mais de um condomínio simultaneamente. Em geral, você não precisa passar o dia inteiro no prédio. Cumpre algumas horas diárias no local e faz todo o trabalho burocrático em casa. Dá para atender até oito condomínios pequenos ou quatro maiores.

Porém, o cargo de síndico não se aprende na escola ou na faculdade. Exatamente por isso surgem no mercado cursos especializados em capacitação. Além de profissionalizar os interessados, o curso habilita a pessoa para atuação em mais de um empreendimento, transformando a atividade em uma alternativa bastante interessante de trabalho e carreira profissional.

unnamed-7SS

Prof. Odimar Manoel, é auditor condominial pela Upcondo Auditoria e Governança, atuando tambem como instrutor de cursos pelo Secovi e Unisociesc.

📩 odimar@upcondo.com.br  Fone: (47) 98822-3773

 

Verifique isso

engenheiro

CONDOMÍNIOS: PRESTAÇÃO DE CONTAS

A prestação de contas é uma obrigação do síndico instituída pelo artigo 1.348, VIII do Código …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *