domingo, 22 setembro 2019
Início / Vida em Condomínio / Os condomínios e a grande família

Os condomínios e a grande família

Vivenciando o cotidiano dos condomínios residenciais como síndico profissional e gestor, me faz lembrar a série da Rede Globo: A Grande Família, que durante anos nos fez rir, as vezes se emocionar e até ficar com raiva de alguns personagens. Como seria bom se nos condomínios residenciais, vivêssemos como uma Grande Família. A começar pela música tema… “Essa família é muito unida e também muito ouriçada… briga por qualquer razão, mas acabam pedindo perdão”.

No bairro da Grande Família, os vizinhos se conheciam, se encontravam no “Bar do Beiçola” e viviam os seus encontros e desencontros. Nos condomínios, cada vez mais sofisticados, com estruturas de lazer invejáveis, vizinhos, em geral, pouco se veem ou se conhecem.

O Síndico carrega consigo a imagem daquele que só cobra, gasta e faz Chamada de Capital para coisas que nem sempre, os condôminos, acreditam serem necessárias. Nesse ponto o Síndico Profissional age com responsabilidade, mas sem envolvimento emocional por não ser vizinho dos demais condôminos, assim, aplica o Regimento Interno e executa as manutenções obrigatórias e os projetos de reformas e melhorias aprovados em Assembleia.

E, por falar em Assembleia, momento importante para propor, discutir, votar, trocar ideias e de se conhecer melhor seus vizinhos, muitos condôminos abrem mão de participar. Vivenciamos assembleias com a presença de menos de 15% dos condôminos.

O pior é que depois, querem fazer “assembleias de corredores” querendo questionar o que foi decidido, utilizando até os grupos de WhatsApp, essa poderosa ferramenta de comunicação, para uma enxurrada de achismos, questionamentos sem razão, criticas sem fundamentos, ataques pessoais, criação de pânicos, etc… Quanto desamor!

Mas qual era o segredo da Grande Família, se mesmo quando, brigando por qualquer razão, acabavam pedindo perdão?

Sem medo de errar, o caminho para vivermos em um condomínio residencial, o espírito de uma grande família, é o AMOR entre as pessoas.

 

 

 

Mazola Tenca
Proprietário da OGC – O Gestor de Condomínios – Itajaí-SC
contatoogcadm@gmail.com

 

Verifique isso

Sabe com quem está falando?

Sabe com quem está falando? É a famosa frase típica dita por alguém que pretende …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.