sexta-feira, 16 agosto 2019
Início / Síndico / O que é um Síndico Profissional?

O que é um Síndico Profissional?

O síndico é o personagem mais importante em um condomínio. Sem ele, é caos na certa. Ao contrário do que muitos pensam é fundamental o síndico estar suficientemente preparado para atuar na área ou interesse em assumir a responsabilidade. É aí que entra o síndico profissional.

O síndico profissional é uma pessoa contratada pelo condomínio para exercer a função de síndico do local. Ao contrário do síndico morador, o vínculo desse trabalhador com o condomínio é focado na parte profissional. As obrigações de um síndico profissional são as mesmas de um síndico morador, ele responde civil e criminalmente igual a qualquer outro síndico. A prática é totalmente legal e começou a se popularizar após a chegada do Novo Código Civil, em 2002. Com isso, o Art. 1.347 (Lei Federal 10.406/02) permite a contratação de um síndico profissional.

Como é o trabalho de um síndico profissional?

O síndico profissional pode atuar em condomínios com várias torres e centenas de moradores, e também em condomínios pequenos, em que todos se tratam pelo primeiro nome. O síndico profissional também pode trabalhar tanto em condomínios residenciais, quanto em comerciais. Como trabalhador autônomo ou empresa, o profissional geralmente atua em mais de um condomínio ao mesmo tempo, revezando-se entre os empreendimentos.

A contratação de um síndico profissional ocorre igual a de um síndico morador: através de reunião e votação da assembleia.

Qual a importância do síndico profissional?

O síndico profissional supre um problema que aflige milhares de condomínios Brasil à fora: moradores que não têm tempo, conhecimento ou até mesmo interesse de atuar como síndico. Pense na seguinte situação, quem você escolheria para cuidar de uma empresa: uma pessoa que aceitou a tarefa por obrigação e/ ou pressão dos colegas ou um profissional que estudou gestão, administração e liderança, e ainda traz consigo uma bagagem de experiências no setor?

Quando um condomínio não tem moradores motivados e/ ou qualificados para atuar como síndico, vale mais a pena deixar a responsabilidade nas mãos de alguém treinado e de confiança. Por não ter vínculo de moradia ou propriedade com o condomínio, o síndico profissional será mais objetivo na hora de tomar decisões, dentre outras vantagens.

 

 

 

Weder Iglesias
Sindico Profissional

Verifique isso

Gestão de segurança e manutenções prediais são temas da 3ª aula do curso da Gábor em Balneário Camboriú

3ª aula do Curso de Síndicos Profissionais da Gábor RH em Balneário Camboriú Como estabelecer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.