sexta-feira, 15 dezembro 2017
Início / Qualidade de Vida / Saúde / Novembro Azul – Porque cuidar da saúde também é coisa de homem!

Novembro Azul – Porque cuidar da saúde também é coisa de homem!

Após o Outubro Rosa, movimento que chama a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama, vem aí o Novembro Azul, abordando o câncer de próstata, mal que atinge os homens e ainda é cercado de preconceitos.

O câncer de próstata no Brasil, é a segunda causa de morte por câncer entre homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A realização de exames preventivos a partir dos 50 anos é essencial para diagnosticar precocemente a doença, quando as chances de sucesso no tratamento superam 90%. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.

Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

O que é o câncer de próstata?

Tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

É o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.

Câncer de PróstataApesar de pequena, do tamanho de uma castanha, a próstata tem uma grande responsabilidade. É uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e na frente do reto.

Produz cerca de 70% do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides e é liberado durante o ato sexual. É uma substância fundamental para a vitalidade do homem e, portanto, representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

A próstata apresenta consistência firme e homogênea ao toque. O câncer ocorre quando as células da região começam a se multiplicar de forma desordenada e ela fica, então, mais endurecida.

Sintomas

Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

Diagnósticos e Exames

O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

Prevenção

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

O Instituto Lado a Lado Pela Vida lançou o site www.novembroazul.com.br com a intenção de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. De uma passadinha por lá e confira todo o conteúdo disponível.

Portanto se você for homem, deixe seu preconceito de lado e leve mais a sério a sua saúde!

A informação existente neste artigo pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Fonte: minhavida.com.br | brasil.gov.br | novembroazul.com.br

Verifique isso

fitness center

Fitness Center

O Brasil é 2ª maior potência no mundo do fitness, existem hoje cerca de 160 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *