sexta-feira, 15 dezembro 2017
Início / Manutenção / Infiltrações de água em apartamentos: Um problema recorrente
agua2

Infiltrações de água em apartamentos: Um problema recorrente

Indubitavelmente é uma questão que importuna muitos síndicos e condôminos. Mas afinal, quem é o responsável? Para responder à questão devemos saber que existem dois tipos de tubulações nos prédios, as verticais e as horizontais.

Regra geral funciona da seguinte forma: Se o problema for vertical, ou seja, se o vazamento estiver no cano que leva água para todos os apartamentos (tubulação geral), a responsabilidade será do condomínio.

Todavia, se a origem da infiltração for horizontal, isto é, na tubulação interna do apartamento, o proprietário do imóvel será o responsável.

Quando a questão afetar o morador do apartamento de baixo, o correto é verificar a origem do vazamento com a ajuda de um profissional. Uma vez, sabendo onde inicia o problema, saberá quem é o responsável.

Algo que costuma ocorrer com muita frequência é vazamentos dentro de banheiros, sendo que o maior prejudicado é o vizinho de baixo. Isso acontece por vários motivos, isolamento não realizado de forma correta ou o próprio desgaste com o tempo, ou ainda, vazamento no cano de água.

Seja qual for a origem, o recomendado é que a busca pela solução seja feita sempre com muita parcimônia, pois eventualmente para saber onde o imbróglio se inicia é necessário quebrar uma ou outra parede.

Por fim, se o cano que originou o problema é o que leva água para os apartamentos, o condomínio deverá suportar os gastos. De outro norte, se a tubulação é de uso particular o proprietário do imóvel que causou o dano deverá arcar com os custos para a restauração.

unnamed-(7)SS

Dr. Marcos Emerson Krzisch

OAB/SC 37.025

(47) 99636 9535

Verifique isso

A importância da manutenção preventiva em condomínios

A importância da manutenção preventiva em condomínios!

O plano de manutenção preventiva tem como objetivo efetuar reparos importantes nos equipamentos, proporcionando uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *