sábado, 25 maio 2019
Início / Geral / Gás natural chega em Balneário Camboriú

Gás natural chega em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú foi uma das cidades escolhidas pela empresa SCGÁS – Companhia de Gás de Santa Catarina para participar de um projeto piloto em condomínios, onde está sendo feita a conversão de gás liquefeito de petróleo (GLP) para o Gás Natural. Nesta primeira etapa no centro da cidade a empresa GLP Central foi a vencedora da licitação, e está realizando obras em quatro condomínios nas ruas 2950, 2850 e 2870. As obras incluem a adequação das redes internas, testes de estanqueidade, conversão dos fogões com substituição dos bicos injetores e regulagem do ar, teste de monóxido de carbono, adequação de abrigo do medidor e dos aquecedores de passagem e instalação de registros e flexíveis novos para adequar as redes de gás natural.

Segundo o proprietário da empresa GLP Central, Henrique Cesar Salvador, “é necessário trocar os leitores de consumo e os reguladores porque o gás natural trabalha com vazão 27% maior que o GLP. Calcula-se que a economia no preço proporcione o retorno do investimento em dois anos”, destacou ele.

Esses condomínios pioneiros de Balneário Camboriú fazem parte do projeto que nos próximos cinco anos pretende oferecer gás natural a 1400 edifícios, mais de 30 mil apartamentos e 350 estabelecimentos comerciais. Para entender melhor: todas as centrais de gás que existiam nos prédios que irão receber o gás natural encanado, serão substituídas pelas Estações de Regulagem e Medição Urbana, as ERMUs, que é o equipamento que vai controlar a pressão e medir o volume de gás fornecido ao cliente, respeitando as normas brasileiras.

O gás natural tem 4 principais benefícios:

  • Redução na conta de gás do condomínio em até 30%;
  • Segurança, pois o gás natural se dissipa no ar em caso de vazamento;
  • Comodidade, porque é distribuído 24 horas por dia sem precisar estar verificando quanto de gás existem nos botijões;
  • Mobilidade urbana, pois diminui a circulação de caminhões com botijões e caminhões tanque nas ruas, e a operação de transferência para a central de gás do condomínio.

A instalação do gás natural também proporciona um melhor aproveitamento dos espaços eliminando as “casinhas do gás”, que ocupam espaços geralmente em frente aos edifícios prejudicando a estética, principalmente em Balneário Camboriú que possui grandes condomínios luxuosos. Quem tem gás natural em casa também precisa adequar os eletrodomésticos como fogão, aquecedor e churrasqueira.

A SCGÁS, empresa que tem como acionista majoritário a Celesc e minoritários a Gaspetro, a Mitsui e a Infragás, recebe o gás natural pelo Gasoduto Bolívia Brasil e distribui para algumas regiões catarinenses. Balneário Camboriú é abastecida por uma rede de distribuição construída na BR 101, sendo que os ramais passam pela Avenida Normando Tedesco, Avenida Atlântica (onde já existem prédios sendo construídos com o sistema de gás natural), Rua 3700, 3ª Avenida, Avenida do Estado (onde abastece o Shopping Balneário Camboriú) e Praia Brava (onde abastece o Brava Home Resort). A SCGÁS atua em diversos segmentos como condomínios verticais e horizontais, comércio, indústria, hospitais e nos postos de combustíveis com o gás natural veicular (GNV).

 

Revista Só Aqui Condomínios

Verifique isso

Como funciona a cobertura do seguro em caso de incêndio no condomínio?

Incêndio em condomínio é mais comum do que imaginamos. Um mero descuido pode interferir na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.