sábado, 25 maio 2019
Início / Evento / Escola do Síndico promove palestra sobre Redes Preventivas de Incêndios em Condomínios

Escola do Síndico promove palestra sobre Redes Preventivas de Incêndios em Condomínios

Com o objetivo de aproximar os síndicos dos órgãos responsáveis pela fiscalização das redes preventivas de incêndios nos condomínios, a Escola do Síndico realizou no último dia 28 de março, mais um Ciclo de Palestras com a presença de cerca de 30 síndicos em Florianópolis. A Palestra contou com a presença do Chefe do Sat do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de SC, Tenente Murilo Pedro Demarchi; do Gerente de Serviços do Imetro SC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina), Hermes Lopes; e do Engenheiro do Inmetro Luciano Costa e do Especialista em Seguros James Tomelin.

Muitas dúvidas sobre a regularização do sistema de incêndio, bem como a troca dos equipamentos como extintores, alarmes, iluminação de emergência, placas indicativas de saída, foram sanadas pelos especialistas, assim como a importância das empresas estarem registradas junto ao Imetro e os síndicos estarem com o seguro do condomínio em dia. Segundo James Tomelin, “os síndicos devem estar atentos a cobertura do seguro contratado, que no caso dos condomínios é obrigatório por lei, principalmente nos casos de incêndio, essencial para a cobertura do prédio e todas as áreas comuns”.

Para o Gerente da Imetro SC Hermes Lopes, “os síndicos também devem procurar adquirir extintores de incêndio e outros aparelhos de segurança de empresas que possuem o selo do Imetro atestando a conformidade”. A relação das empresas pode ser acessada no site do Imetro SC. Os síndicos podem até mesmo pedir vídeos dos extintores sendo testados pela empresa contratada.

O Corpo de Bombeiros tem papel fundamental na fiscalização e vistoria dos edifícios para que Estejam com os equipamentos funcionando perfeitamente, principalmente os extintores e mangueiras, bem como as taxas pagas em dia. O Tenente Murilo Demarchi enfatizou a necessidade das inspeções anuais dos extintores, que muitas vezes englobam desde a desmontagem da parte superior, troca do pó químico e gás (pressurização), revisam dos componentes e até a troca do cilindro. “Em caso de dúvidas os síndicos podem verificar junto ao Setor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros se o seu condomínio está em conformidade com as normas de segurança contra incêndio e pânico”, destacou ele.

Verifique isso

Evento de alto nível reúne classe condominial no Dia do Síndico em Balneário Camboriú

Cerca de 200 pessoas entre síndicos, gestores, profissionais da área condominial e convidados estiveram presentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.