terça-feira, 17 julho 2018
Início / Geral / Entrevista com Sandra Regina Tasca, síndica do Condomínio Costão da Barra

Entrevista com Sandra Regina Tasca, síndica do Condomínio Costão da Barra

Nesta Edição entrevistamos a síndica do Condomínio Costão da Barra, Sandra Regina Tasca, que há 2 anos administra 132 apartamentos com cerca de 600 moradores.

Sandra – O que move um Condômino a ser o Síndico do local onde mora?

R: Fui subsíndica durante 04 gestões e sempre participei ativamente da execução em todas elas e esses anos todos me deram experiência para assumir a função atual de síndica. Na minha opinião é vivenciar o dia a dia do local onde mora e estar presente em todas as atividades para manter o local sempre em perfeitas condições de uso, executando as manutenções necessárias para que o Condomínio esteja sempre em ordem.  Autorizo as aquisições de materiais necessários a serem trocados, os serviços que serão executados, as contratações dos serviços e dos funcionários e principalmente dos pagamentos.  Existe uma rotina onde ando com o Administrador pelo Condomínio para vermos quais manutenções devem ser executadas, qual a prioridade de cada uma, quem contratar, de que forma o serviço vai ser feito, qual a forma de pagamento. Tudo é muito bem negociado para podermos executar todas as necessidades que o Costão exige.

Sandra – Administrar conflitos é uma das tarefas mais árduas, qual a melhor opção para obter sucesso nessa área?

R: É verdade, não é fácil administrar conflitos, ainda mais quando se trata de pessoas que residem no mesmo lugar que você, e os conflitos só existem porque existem muitas adversidades, cada um pensa de uma forma e na maioria das vezes não respeitam ou não se informam sobre as regras existentes em um Condomínio.  A   única maneira que vejo para se ter sucesso é sempre conversar e não deixar de dar retorno ao Condômino referente as dúvidas ou situações que ocorrem, e ter respeito por todos.

Sandra – Hoje os Condomínios Clubes são empresas de grande porte, com grandes receitas, como Gestora essa é uma das maiores responsabilidades?

R: Sim, a responsabilidade é muito grande, ainda mais quando se trata de uma grande receita e quando essa receita é de todos. O volume de arrecadação do Condomínio é alto e as despesas também, e por isso temos que saber exatamente como administrar esse montante. A grande responsabilidade também é manter um Fundo de Reserva para necessidades futuras.

Sandra –Por que o condomínio decidiu assumir o quadro de funcionários e quais os benefícios?

R: Sim, tanto a equipe de limpeza, como a equipe de vigilância eram funcionários terceirizados. Hoje toda a equipe faz parte do quadro de funcionários do Condomínio. Os itens primordiais para o Costão da Barra foi a economia e a satisfação destes funcionários, pois, com a contratação direta, os salários ficaram melhores e nós reduzimos os custos, onde obtivemos um grau de satisfação muito grande. Temos pessoas comprometidas e uma equipe unida em prol de um trabalho bem feito.

Sandra – Com respeito a sustentabilidade e educação ambiental quais são os desafios?

R: A reciclagem do lixo existe no Condomínio desde que o mesmo foi entregue. Todo o lixo orgânico é separado do lixo reciclável e dos contaminados. Temos uma cisterna para captação da água da chuva que é usada para abastecimento da irrigação e das torneiras não potáveis. Na temporada é feito um trabalho com todos os moradores para economia e uso consciente do uso da água. Colocamos avisos nos elevadores e fizemos leituras semanais nos medidores para acompanhar o consumo de cada apartamento. A equipe de limpeza também é monitorada de perto para o uso consciente durante as limpezas de salões de festas e louças. Quanto a energia elétrica, fora da temporada tudo é monitorado por câmeras para não estar usando onde não se faz necessário, e a economia é quase 50% nos meses de março a outubro.

Sandra – Seu modelo da gestão segue uma proposta colegiada com a participação efetiva dos membros do conselho?

R: Sim, no último dia de cada mês me reúno com os Conselheiros, com os Subsíndicos e com o Administrador. Nada é feito no Costão da Barra sem a consulta antecipada aos mesmos. Somos uma equipe e a aprovação é feita por todos em tudo o que é executado ou adquirido. Além das reuniões mensais temos um grupo no WhatsApp que também informo sobre os diversos assuntos do dia a dia e peço a opinião de cada um. Tenho uma participação bem efetiva de cada membro do conselho, tanto dos conselheiros fiscais, quanto dos consultivos e com isso sei que estou administrando de forma correta e me sinto mais segura para administrar a gestão até o final.

Só aqui condominios 3x4

Sandra Regina Tasca – Síndica do Costão da Barra

Verifique isso

Bomba de água: Problema ou Solução?

É natural que quando o assunto é bomba de água, seja ela de recalque de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.