sexta-feira, 15 dezembro 2017
Início / Vida em Condomínio / Dicas e Cuidados Para Aproveitar as Piscinas no Verão!

Dicas e Cuidados Para Aproveitar as Piscinas no Verão!

Com a chegada do verão e o sol predominando, o calor faz um grande convite para nos refrescarmos em piscinas, pois, além de relaxantes, são uma ótima opção para nos reunirmos com a família e amigos para um tempo de diversão.  E é neste período em que as piscinas ficam cheias que os síndicos e moradores devem estar atentos quanto ao  tratamento e controle da qualidade da água.

Com o condomínio mais movimentado no período, é fundamental que a água esteja sempre limpa e pronta para o uso e principalmente tratada adequadamente e para isso deve-se realizar análise periódica (Resolução DVS 0003/2001), para evitar proliferação de microrganismos patogênicos na água e garantir o equilíbrio químico do tratamento e as condições ideais para uso das piscinas.

A água imprópria favorece a transmissão de doenças infecciosas aos banhistas, entre estas, hepatite, conjuntivite e otite. O cuidado correto em cada detalhe, previne esses problemas e auxilia na manutenção e principalmente reduz o gasto excessivo com produtos químicos durante o verão. O tratamento deve levar em conta três fatores: Remoção mecânica das sujeiras, bom funcionamento do filtro e equipamentos da piscina, e o uso adequado de produtos químicos.

Entre as atividades manuais a serem executadas por um profissional habilitado de empresa especializada, temos:  a aspiração do fundo da piscina, a remoção de folhas e outros materiais em suspensão usando uma peneira, limpeza das bordas, e outras. Já a filtração feita com a bomba da piscina é fundamental para garantir que os produtos químicos adicionados à água sejam bem misturados e tenham uma eficácia garantida, pois o processo de filtração da piscina é fundamental para a garantia da purificação e cristalinidade da água. O tratamento químico complementa o processo e serve para manter a água saudável e cristalina, e quando realizado corretamente na medida certa (sempre monitorado por análise da água) assegura que a água esteja livre de contaminação, ou seja, esteja sanitizada e própria para uso e assim garantir a diversão com segurança para todos.

unnamed-7SS

Marcel  Fernando Michel – Químico

Especialista em Qualidade de Água – CRQ 13100632

marcelquimico@hotmail.com – (47) 9967-6726

 

Verifique isso

engenheiro

CONDOMÍNIOS: PRESTAÇÃO DE CONTAS

A prestação de contas é uma obrigação do síndico instituída pelo artigo 1.348, VIII do Código …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *