sábado, 25 maio 2019
Início / Geral / Como funciona a cobertura do seguro em caso de incêndio no condomínio?

Como funciona a cobertura do seguro em caso de incêndio no condomínio?

Incêndio em condomínio é mais comum do que imaginamos. Um mero descuido pode interferir na vida de diversas famílias. Muitos dos incêndios em condomínio acontecem por irresponsabilidade ou descuido dos moradores. Ferro de passar roupa ligado, panelas esquecidas no fogão, velas em cima da madeira, vazamento de gás, isqueiros nas mãos de crianças, bituca de cigarro descartada em local inapropriado.

O Código Civil, Art. 1.346. “É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.” Com isso, todos os condomínios são obrigados a contratar o seguro, porém não são obrigados a contratar cobertura para os apartamentos.

O valor dessa cobertura é definido pelo síndico com o corretor de seguros, devendo ser condizente com a realidade do condomínio. Um parâmetro utilizado pelo mercado, para chegar a esse valor, é multiplicar a área total construída pelo CUB da região.

Um exemplo comum é explosão de gás no salão de festas, o seguro cobrirá os prejuízos do condomínio e também os apartamentos, caso tenham sido atingidos. Numa situação inversa, um incêndio que se inicia no apartamento e se propaga no condomínio, somente a área comum será atendida, os prejuízos no apartamento serão de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Cada morador deve contratar o seguro residencial para sua unidade e, garantir riscos não amparados pela apólice do condomínio. Por um custo inferior a 1% do valor do imóvel, garante coberturas como Responsabilidade Civil, como exemplo o próprio condomínio e vizinhos, em caso de sinistros. Este seguro cobre também, danos elétricos a equipamentos, roubo, conserto de eletrodomésticos, pets entre outras.

Converse com seu corretor de seguros, entenda as coberturas e contrate um seguro de forma consciente.

 

 

 

Léia Costa

Corretora de Seguros

Verifique isso

Gás natural chega em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú foi uma das cidades escolhidas pela empresa SCGÁS – Companhia de Gás de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.