sexta-feira, 15 novembro 2019
Início / Evento / Balneário Camboriú sedia o 3º Condomeeting – Maior Evento Condominial da Região

Balneário Camboriú sedia o 3º Condomeeting – Maior Evento Condominial da Região

A 3ª edição do Condomeeting realizada pela Revista Só Aqui Condomínios no mês de setembro, lotou o Espaço de Eventos do Balneário Shopping, com cerca de 500 pessoas entre síndicos, gestores, zeladores, profissionais de administradoras de condomínios, advogados, especialistas na área da construção civil e prestadores de serviços da área condominial. Considerado o maior evento condominial do Vale do Itajaí, o Condomeeting contou com duas caravanas de ônibus da Grande Florianópolis e de Joinville, além de um público vindo de diversas cidades, inclusive de Curitiba e São Paulo. O evento proporcionou um ambiente para ampliar conhecimento, fazer networking, confraternização e oportunidades de conhecer empresas patrocinadoras que trouxeram soluções inovadoras e novas tecnologias, além dos síndicos estarem ao lado de profissionais de renome nacional.

Para o palestrante especialista Marcio Rachskorski, advogado que atua na área de direito condominial e que também é síndico e consultor da Rádio CBN e TV Globo em São Paulo, “ser sindico é uma das atividades mais perigosas e arriscadas do ponto de vista das responsabilidades legais. São 143 obrigações que o síndico precisa aplicar, desde as burocráticas até as de responsabilidade que estão na Lei como os códigos: civil, criminal, tributário, ambiental e penal. Ele como síndico responde por responsabilidade subjetiva e objetiva inerentes ao cargo, independente do que aconteça por dolo, por culpa, ação, omissão, negligência ou imperícia”.

A Importância das Assembleias, Comissões e a Responsabilidade do Síndico

Rachkorski também deu várias dicas de como ser um síndico de sucesso, sendo essencial o apoio de uma boa administradora para cuidar de tudo relacionado a contratos, números, estatísticas, pagamentos, como também de uma assessoria de um departamento jurídico forte com custos incluídos na previsão orçamentária. Também falou da importância da realização das assembleias. “Sempre querem achar um culpado para o que ocorre no condomínio e sobra para o síndico. Por isso minha principal arma é realizar muitas assembleias. “Invento assunto se precisar, pois neste mundo maluco onde se processa por qualquer coisa, eu não assumo sozinho a responsabilidade. Surgiu uma dúvida eu chamo para a assembleia”. E para analisar as contas, diferente de uma auditoria preventiva, o conselho é que o síndico forme comissões de trabalho com a participação dos condôminos.

O Palestrante ainda citou casos sérios que ocorreram no país que resultaram até em mortes de condôminos, por falta de profissionalismo e responsabilidade dos síndicos, como um check-list de todas as manutenções corretivas e preventivas das edificações, desde o calibre da pressão da bomba da piscina que varia de acordo com o tamanho dela, até o desplacamento de pastilhas, retrofit elétrico e manutenção dos elevadores, dentre inúmeros outros itens essenciais para a segurança de todos.

Aluguéis de Temporada por Aplicativos

Outro assunto polêmico e propício para a região de Balneário Camboriú e litoral, que Rachkorski comentou diz respeito aos aluguéis de temporada pelo Airbnb. Segundo ele “como fica o sentimento de vizinhança dos moradores, lidando com uma rotatividade de pessoas desconhecidas, utilizando os elevadores, áreas comuns e outros ambientes, além da portaria virar como de um hotel? Como não podemos proibir essa modalidade que é uma realidade no mundo inteiro, nos meus condomínios esse assunto é tratado nas assembleias, onde adotamos algumas restrições e penalidades, como limitar o número de diárias, contrato escrito e entregue na portaria pelo proprietário, que ainda deve ser responsável por receber o hóspede e levá-lo até o apartamento. “Caso contrário desequilibra de tal forma que vira uma relação completamente comercial”, disse ele.

Medidas Preventivas de Manutenções

Para falar sobre as manutenções, perdas e garantias, patologias que surgem quando não são seguidas as normas brasileiras, e medidas preventivas quando se constrói ao redor, o 3º Condomeeting trouxe o palestrante e engenheiro civil Cesar Zanchi Daher, especialista em gestão tecnológica de obras, com mais de 40 anos de atuação em obras de grande vulto, com destaque para os maiores prédios do país e da América Latina. “ Assim que a construtora entrega a edificação, o síndico é responsável pela garantia e seus prazos, e deve estar atento aos detalhes na vistoria de entrega, para que não se perca o prazo de garantia”, destacou Daher, lembrando que o síndico deve seguir o Plano de Manutenção de Edificações (ABNT NBR 5674). Segundo ele, “ 85% dos processos contra engenheiros e construtoras são referentes a problemas de revestimentos, 67% de descolamento de cerâmicas, 18% falha de rejuntes e 12% de fissuração, sem falar de inúmeros outros problemas que podem surgir ainda no momento da entrega da obra”.

Muitas pessoas esquecem que o apartamento que pagaram milhões precisa de manutenção, que é a prevenção para que seu dinheiro não vá pelo ralo. Isso o morador deve cobrar do síndico, que por responder civil e criminalmente, precisam estar qualificados para atender os condomínios. Ao contratar uma empresa para a manutenção predial pesquise se está legalmente habilitada com registro válido nos órgãos competentes, se cumprem com as normas de segurança e ainda busque referências. Durante sua palestra Daher mostrou várias imagens de problemas e vícios ocultos que ocorrem nas edificações por falta de manutenção. Enumerou obrigações necessárias que os síndicos devem seguir como as manutenções rotineiras, corretivas e preventivas.

Depoimentos

Para o Diretor de Expansão da Região Sul da Atende Portaria Marcos Fernandes, uma das patrocinadoras oficiais do 3º Condomeeting, novas tecnologias estão chegando no mercado para ajudar os síndicos na gestão de segurança de seus condomínios. A Atende oferece consultoria personalizada que avalia as situações de riscos, e laudos com base no que o condomínio realmente necessita, que pode incluir ou não segurança humana. “O diferencial da Atende é o relacionamento interpessoal com os clientes, que com a quebra de paradigmas propõe ações rápidas, além da humanização, mostrando como é importante essa tecnologia para os condôminos. Os presentes também conheceram de perto a tecnologia Zelo Smart Gate – o portão mais rápido do mundo, que está sendo comercializado pela Atende – Smartech para todo o sul do país.

Para a diretora da Escola do Síndico e responsável pela vinda dos gestores condominiais da Grande Florianópolis para o 3º Condomeeting, Elisete Pacheco, “foi um sucesso o Evento, com palestrantes profissionais de excelência e com muito conhecimento e experiência. Momento maravilhoso que agregou conhecimento para a profissionalização dos síndicos, abrindo nossos olhos cada dia mais, para aquilo que precisamos fazer como síndicos em nossos condomínios”.

Parceiro desde o 1º Condomeeting, o Consultor Fernando José Luiz da empresa 24 horas Consultoria de Segurança, elogiou a qualidade do evento a cada ano. “A qualidade das palestras e soluções condominiais proporcionou um excelente intercâmbio de conhecimento entre os síndicos”.

Os patrocinadores do Condomeeting consideraram o evento muito produtivo, satisfatório e bem organizado. Para Moriel Vieira, Gerente da Duplique Garantia de Receitas para Condomínios em Balneário Camboriú, “as palestras foram importantes para o cotidiano condominial, proporcionando aos síndicos atualizações e mais conhecimento para sua gestão”

Empresas Patrocinadoras

O 3º Condo Meeting teve o apoio do Secovi SC e das seguintes empresas patrocinadoras: Atende Portaria Remota; Smartech Soluções Inteligentes; Duplique Garantia de Receita para Condomínios; Cooperativa de Crédito Sicredi; Pormade Portas; Grupo Hard; Assolini Reformas e Manutenção Predial com acesso por cordas; I-gás individualização de gás; Exclusive Prestadora de Serviços; Ilha Tintas; Intersept Serviços de Segurança e Tercerização; LE Equipamentos geradores, bombas e Escadas Pressurizadas; Vazato Caça Vazamento; Krenke Brinquedos; Tomita & França Auditoria; Haus Garten; Vicell Produtos de Limpeza; Klauss Serviços; Grupo Preze; Magic Door Portões; Altipisos; Mar Azul Piscinas; MDS Seguros; RC Papéis; Iclean Limpeza e Proteção; Europisos; EBC Elevadores e MaisQ Projeto.

 

Confira algumas imagens:

Verifique isso

Inovações marcaram o Workshop Segurança para Condomínios e 8° Congresso do Siese-SC

O SIESE-SC (Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança de SC) e a Revista …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.