sexta-feira, 16 agosto 2019
Início / Vida em Condomínio / Auditoria em condomínios

Auditoria em condomínios

No Brasil, infelizmente, temos uma cultura de remediação e não de prevenção. Isso acontece de forma generalizada no setor de condomínios, no qual a auditoria só é lembrada quando ocorre algum desvio, as contas não são aprovadas ou existe alguma dúvida sobre a conduta do síndico ou administradora do condomínio.

Em virtude das recentes investigações que vem fazendo parte do cotidiano de todos os brasileiros nos últimos anos, algumas convenções já obrigam a contratação do serviço preventivo de auditoria, que funciona como uma ferramenta de gestão operacional e administrativa nos condomínios.

Preventivo

A auditoria é feita depois do fechamento mensal das contas. O auditor revisa a documentação e elabora o relatório de exceções, com todos os pontos divergentes identificados;

Emergencial

O trabalho considera, usualmente, o período de dois ou três anos para averiguação das contas, normalmente quando há suspeita de má gestão, desvios financeiros e ações ilícitas praticadas pelos síndicos ou administradoras do
condomínio.

Sem sombra de dúvida, o maior benefício da auditoria é o condomínio e os condôminos obterem a opinião de um profissional capacitado e independente ao cotidiano do empreendimento imobiliário. Dessa forma, a assembleia para discussão das prestações de contas, que em geral é um momento tenso, tende a se tornar mais tranquilo por conta disso. Uma pessoa leiga no assunto pode achar que a auditoria condominial é muita cara, entretanto, diante dos benefícios já comentados acima, vale a pena fazer a cotação, o preço pode te surpreender de forma positiva.

 

 

 

Vinicius França Alves
Auditor Condominial

Verifique isso

Elevadores – Procedimentos básicos em caso de emergência

Quando da manutenção em elevadores Manter a chave da casa de máquinas em local pré-determinado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.