sexta-feira, 15 dezembro 2017
Início / Qualidade de Vida / Saúde / A água do seu condomínio está própria para o consumo?
agu2site

A água do seu condomínio está própria para o consumo?

Não basta a água estar armazenada na caixa e passar pelo filtro de casa. A água tem que ser testada com frequência para evitar contaminação.  Você sabe a quantas anda a qualidade da água do seu condomínio? Tem certeza que a água que sai do seu filtro esta realmente limpa? Nem sempre os filtros de casa dão conta de retirar as impurezas da água. Quando isso acontece é a hora de fazer um teste de qualidade e tomar providências.

Em Balneário Camboriú quem garante o abastecimento de água tratada até a entrada do condomínio é a EMASA, e a qualidade deste abastecimento é fiscalizada pela Vigilância Sanitária Municipal e Estadual. Mensalmente os fiscais coletam amostras de água, em 40 pontos de Rua, em todos os Bairros, afim de contemplar o VIGIAGUA. Com isso a qualidade do abastecimento de água é controlada até o hidrômetro; a partir daí a responsabilidade é dos moradores. O problema é que nem todo mundo se lembra de checar se a caixa d’água está limpa e tampada, se a tubulação está em boas condições ou se o reservatório subterrâneo está livre do lodo e outros detritos que contaminam a água.

Essa manutenção tem que ser feita de seis em seis meses. Caso contrário, o risco de contaminação é enorme. Fatores como caixa d’água destampada ou rachada também são perigosos, pois favorecem a entrada de animais como ratos, pássaros ou insetos, que mortos ou vivos, poluem a água que depois vai ser bebida, utilizada para lavagem de alimentos ou banho.

De acordo com a farmacêutica-Tecnóloga de Alimentos/especialista em Ciência dos Alimentos, Sônia Christina Boeing, que também é síndica do Condomínio Irati na rua 2000, A Secretaria de Saúde dispõe de um laboratório de analises de água para consumo humano, anexo a Vigilância Sanitária, na Rua 1500-Centro, onde executa o controle de qualidade da água. Ela informa que a água contaminada apresenta grande quantidade de coliformes, que são bactérias que podem transmitir doenças pelo uso ou ingestão da água, tais como a febre tifóide, disenteria bacilar e cólera.

Para atestar se a água esta em condições de ser consumida, o condomínio deve pagar uma taxa de análise de água para consumo humano na recepção da VISA de BC, e agendar a coleta da amostra de água no endereço informado. A amostra colhida é levada para o laboratório, onde é executada a análise da água colhida e o resultado sai em dois a três dias, mediante a emissão de Laudo de Análise de Água para Consumo Humano. Caso o resultado seja em DESACORDO (positivo para coliformes) o condomínio é orientado para providências de regularização e assim que estiver adequado, nova coleta de amostra será colhida para reanálise.

É esse teste que vai identificar as irregularidades como a falta de manutenção preventiva, a vedação inadequada da caixa d’água ou infiltrações.  Sendo positivo para coliformes, o síndico deve tomar providências urgentes. “O mais comum é encontrarmos bactérias do grupo coliforme que são mais resistentes à cloração. No caso do teste detectar bactérias, é recomendado a limpeza e a desinfecção dos reservatórios do condomínio, sem esquecer da tubulação. “A água chega boa na rua pela EMASA (pois temos o controle do VIGIAGUA mensal), mas pode ser contaminada na tubulação se ela for antiga, com furo ou que tenha tido contaminação”, diz ela. A análise também pode ser feita da água da piscina, bebedouros ou poços artesianos.

Para prédios em que há descarte de elementos químicos, os síndicos devem promover a verificação periódica da rede de esgoto para evitar contaminações. Isso se deve a edifícios que tem em suas dependências clínicas, consultórios e outros que descartam resíduos diferentes dos orgânicos (domésticos) e deve ser coletada amostra para testes de qualidade da água de três em três meses.

ftmoça Farmacêutica/Tecnóloga de Alimentos responsável pelo controle da qualidade da água abastecida em Balneário Camboriú e Síndica do Condomínio Irati  Sônia Christina Boeing

Verifique isso

5-dicas-de-coaching-para-aumentar-seu-bem-estar

Que dia o seu ano começa? 5 dicas de Coaching para aumentar seu bem-estar!

Então é Natal…Mentira, não é, faltam 3 dias! E você, talvez, já esteja cansado de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *